SEM ABRIGO

Ínicio / Sem Abrigo

A CONDIÇÃO DE SEM ABRIGO

São mais de 8000 as pessoas que, em Portugal, não têm um local para viver, são "Sem Abrigo". Considera-se em condição de sem abrigo alguém que, independentemente da sua nacionalidade, origem racial ou étnica, religião, idade, sexo, orientação sexual, condição socioeconómica e condição de saúde física e mental, se encontre a viver num espaço público, alojada em abrigos de emergência ou em lugares precários. Por não terem um local certo e seu para viver, acabam por pernoitar em bancos de jardins, estações de comboio ou metro, nos passeios das ruas ou até em pontes.

As principais causas estão associadas à dependência de álcool ou de substâncias ativas (2.442), desemprego (2.347) ou insuficiência financeira associada a outros motivos (2.017).

O não ter uma casa reflete-se, também, na ausência de outros elementos essenciais, como os cuidados de alimentação e saúde, incluindo os relacionados com a pandemia.



A Pandemia de Covid-19


Com o desenvolvimento da pandemia e a rápida propagação do coronavírus era urgente que toda a gente fizesse confinamento. No entanto, havia quem não tivesse uma casa para se proteger. Qualquer pessoa na condição de sem abrigo, apesar de não estar tanto em espaços fechados, estaria ainda mais exposta à contaminação, o que piorou esta situação já que, para além de não terem um local para se resguarem, não tinham acesso a todos os cuidados de saúde e proteção necessários como sabão, desinfetante ou até termómetros em caso de aparentes sintomas. Com a quaretena, havia poucos (ou quase nenhuns) cidadãos a passear nas ruas pelo que qualquer ajuda monetária que poderiam vir a receber destes, tornou-se cada vez mais escassa. Mas a Covid-19 não se limitou a piorar a situação dos que já se encontravam neste cenário como também fez com o número de pessoas nesta condição aumentasse.



SEM ABRIGO EM PORTUGAL E NO MUNDO

Portugal terá cerca de 8200 pessoas na condição de sem-abrigo, onde mais de metade concentra-se na região de Lisboa e Porto.

A maioria de homens está na faixa etária acima dos 40 anos, mas em 7 anos, a população feminina de Sem-Abrigo aumentou 18%.
Estima-se que existam mais de 700 mil pessoas sem casa em toda a União Europeia, 150 em todo o mundo e 1,6 milhões não tenham um abrigo adequado.

SÃO VÁRIAS AS ORGANIZAÇÕES CRIADAS COM O OBJETIVO DE AJUDAR SEM ABRIGO DE TODO O MUNDO, ENTRE AS QUAIS:

CASA   (aceder)
ENIPSSA   (aceder)
Comunidade Vida e Paz   (aceder)
Cais   (aceder)

ENTRE AS DIVERSAS FORMAS PELAS QUAIS PODE AJUDAR ESTAS PESSOAS ESTÃO:

Tornando-se Voluntário em iniciativas de intervenção.
Doando quantias em dinheiro, bens, ou comida.

Partilhando informação e educar as outras pessoas sobre o assunto.

Estes métodos podem ser acedidos através dos links de cada uma das organizações fornecidos na aba "ONG's ou Contactos de Referência"

92%
da população tem familiares vivos, mas apenas 37% mantém relacionamento com eles.
43%
tem filhos
28%
tem formação profissional
28%
consomem substâncias activas

NOTÍCIAS

Clique na imagem ou no título para ver a notícia na íntegra